A CARIDADE SEGUNDO O ESPIRITISMO

17/07/2013 01:50

 

 

"A CARIDADE É O AMOR EM AÇÃO

FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO"

 

Não devemos nos iludir com a abundância, nem desesperar-se pela falta dela,  a caridade é um instrumento ao alcance de todos, desde o humilde ao rico, o dinheiro é a penas um detalhe, o que realmente faz a diferença é o amor, é bom quando a intenção vira um hábito, que o ato nesse caso seja a sua recompensa.

Pergutna : 886 do livro dos espíritos

 Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?

 

“Benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas.”

 

O Espírito Néio Lúcio, no capitulo 20, de Jesus no Lar, dá-nos um exemplo vivo de como se pode fazer caridade sem ter dinheiro. Conta a história de um indivíduo, pai de família, que tencionava praticar caridade, mas não tinha dinheiro. Dava, contudo de si mesmo, quanto possível em boas palavras, gestos pessoais e estímulo a quantos se achavam em sofrimento e dificuldade. Extinguia pensamentos inferiores, refreava a cólera, fazia silêncio diante de uma ofensa; chegava, inclusive, a retirar detritos e pedras das ruas que porventura oferecem perigo para os transeuntes. Temia o julgamento das autoridades celestes, mas quando desencarna é aureolado por brilhante diadema, que representava a guerra contra o mal em que se fizera valoroso empreiteiro.

 

Quando a esmola física é superior a espiritual?

 

Quando vemos um irmão nosso “morrer” de fome, um trocado para aliviar o seu sofrimento é melhor que a “esmola” espiritual, no entanto cabe a nós absorver a idéia que a caridade feita apenas por meio da esmola é um meio também de conservar a miséria, seja prudente na caridade.

 

Doações Materiais

 

De maneira ampla, há diversas formas de praticarmos a caridade no sentindo material, com doações de roupas, remédios, alimentos. Lembro que toda forma de ajuda é bem vista pelos espíritos, é ajudando que se é ajudado. Os centros espíritas dispõem de um departamento especifico para as doações, onde podemos praticar a caridade aos necessitados que esses centros ajudam.

 

Observações de Allan Kardec:

 

A.K.: O amor e a caridade são o complemento da lei de justiça. pois amar o próximo é fazer-lhe todo o bem que nos seja possível e que desejáramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos. A caridade, segundo Jesus, não se restringe à esmola, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. Ela nos prescreve a indulgência, porque da indulgência precisamos nós mesmos, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer.

Apresente-se uma pessoa rica e todas as atenções e deferências lhe são dispensadas. Se for pobre, toda gente como que entende que não precisa preocupar-se com ela. No entanto, quanto mais lastimosa seja a sua posição, tanto maior cuidado devemos pôr em lhe não aumentarmos o infortúnio pela humilhação. O homem verdadeiramente bom procura elevar, aos seus próprios olhos, aquele que lhe é inferior, diminuindo a distância que os separa.