PROIBIÇÃO DE EVOCAR OS MORTOS PELA ÓTICA ESPÍRITA

21/07/2013 01:42

Tudo o que acontece está subordinado às leis Divinas, dessa forma, também a manifestação dos espíritos está em obediência a estas leis.

E porque da proibição de evocar os espíritos relatadas na bíblia?

Eram proibidas práticas relacionadas à evocação dos espíritos para fins de adivinhação, Passagens que relatam isso (Lv 19,31) (Lv 20,6) (Dt 18,9-14).

Em (1Sm 28,3-19)  podemos  observar que Saul procura uma vidente num vislumbre de se consultar com o Espírito do profeta Samuel afim de saber o futuro, pois bem, Saul quando vê Samuel , caí prostado diante dele, atitude essa de quem endeusava os espíritos, esse foi um dos motivos pelo qual Moisés proibiu a comunicação com os “mortos”

“Consulte as gerações passadas e observe a experiência de nossos antepassados. Nós nascemos ontem e não sabemos nada. Nossos dias são como sombra no chão. Os nossos antepassados, no entanto, vão instruí-lo e falar a você com palavras tiradas da experiência deles”. (Jó 8,8-10). De que outra forma poderíamos entender essa passagem se não como mais uma prova da reencarnação, quando diz, nós nascemos ontem e de nada sabemos, e a consulta das gerações passadas se não pelo espírito? Ou seja a consulta a espíritos mais sábios e evoluídos que nós é perfeitamente válida se em prol do bem.

E a mais notável de todas as manifestações de espíritos que podemos encontrar na Bíblia, pois ela acontece, com o próprio Cristo. (MT 17, 1-9) Os espíritos de Moisés e Elias conversavam pessoalmente com Jesus e aí confirmamos que se fosse proibida por Deus, O espírito de Moisés não viria se apresentar a Jesus e a seus discípulos Pedro, Tiago e João, já que foi ele mesmo, quando vivo, quem informou dessa proibição, e nem Jesus iria infringir uma lei divina.
Portanto, a proibição de Moisés era apenas uma proibição particular sua ou de sua legislação de época.
Entenda que a proibição de Moisés” portanto não era uma proibição de Deus. Quem quer que estude o Pentateuco de Moisés – Gêneses, Deuteronômio, Números, Levítico e Êxodo – pode bem observar que ao lado das leis divinas, contidas nos dez mandamentos, Moisés fez toda uma legislação de convivência social, único meio que encontrou para moralizar um povo bruto, materialista e ignorante.

Nós espíritas, evocamos os “mortos” quando há uma intenção útil, como fez Allan Kardec, ou quando fazemos preces à eles. Pois a prece nos liga, pelo pensamento, com os desencarnados. E quando eles querem (e podem) se comunicar, são eles que nos evocam. Aliás, não só nós espíritas, mas todos aqueles com sensibilidade mediúnica. Já que a mediunidade não foi inventada pelos espíritas, e nem é de nossa propriedade.